segunda-feira, julho 09, 2012

"Um dia no Museu José Malhoa"

     Preparação das tintas no Museu José Malhoa

Mesa-Paleta de cores
Trabalho coletivo
     Bom começo! Será o sol?
A flor está linda !

Os "artistas" continuam  as suas expressões plásticas...
O "quadro" ficou lindo!























terça-feira, julho 03, 2012

Reflexão crítica


Pretendo com este trabalho fazer uma análise reflexiva da Ação de Formação “Blog e Expressão Escrita”, orientada pelo formador Rui Correia.
Ao falarmos de blogues temos que referir as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Estas possuem um papel importante no sistema educativo, pois possibilitam novas oportunidades de expressão e de intervenção sócio-profissional, perante o mundo informático e tecnológico em que vivemos. De acordo com Morato (1993), a utilização do computador facilita a automatização das tarefas, estimula as capacidades e cria oportunidades para a participação ativa. Desta forma, é tão importante integrar os computadores no processo educativo como os professores estarem aptos a utilizar esta ferramenta.
É o caso dos Blogues que, com recurso ao seu domínio técnico potencia uma nova ferramenta pedagógica, que permite alternativas interessantes de aprendizagens mais significativas no processo de ensino-aprendizagem.
Assim, a construção do meu blogue revelou-se um recurso educativo digital com grandes vantagens, uma vez que possibilitou aos alunos evoluir a nível prático podendo ainda contactarem diretamente com o seu material e depois vê-lo publicado. Suscitou nos alunos a sensação de curiosidade, de agrado e interação pedagógica. Serviu também de apoio às aulas, tornando-as dinâmicas e como os próprios alunos disseram assim é mais “fixe” pois podiam ver os seus trabalhos Online.
Tendo presente o trabalho desenvolvido no decorrer do meu blogue considero que os blogues são ferramentas pedagógicas e que podem ser utilizados em diversas áreas de ensino. Possibilitam a comunicação entre alunos e professores, logo há uma maior participação dos alunos nas atividades escolares favorecendo o ensino-aprendizagem. O professor também pode tornar a aula mais dinâmica e criativa. Os pais podem acompanhar as atividades desenvolvidas pelos alunos. Os alunos podem divulgar as suas produções. Para além de outras possibilidades educativas, os blogues aproximam as pessoas, permitem reflexões e troca de experiências. Partindo do campo “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, estimulando-o a pensar e a resolver problemas, isto é, a construção do próprio conhecimento do aluno.
Nesta linha, o meu blogue é, para mim, um projeto de estudo em constante evolução (reflexão/ação/avaliação), uma vez que foi organizado de forma sistemática e mobilizou conhecimentos e competências que fui adquirindo no decorrer da ação de formação. Aprendi que um blogue é uma página na Internet (Web), que pressupõe-se que seja atualizada com frequência através de mensagens que se designam “posts” - constituídas por imagens/textos e expostas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes apresentadas em primeiro lugar (por vezes incluindo links para sites de interesse).
É importante destacar que o Formador atuou com bastante profissionalismo, uma vez que colaborou de uma forma ativa com os formandos, na medida em que esclareceu dúvidas por parte dos mesmos, assim, como disponibilizou os seus recursos.
A Ação de Formação foi de extrema importância, pois obtive novos conhecimentos sobre ferramentas educativas e sobre o “mundo” Online. Também é de salientar a diversidade de Blogues que foram apresentados pelos colegas.

Bibliografia
Jonassen, H. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas – Desenvolver o Pensamento nas Escolas. Porto: Porto editora.
Morato, P. (1993). Deficiência Mental e Aprendizagem. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.




 

segunda-feira, julho 02, 2012